Áreas de ensino e disciplinas:
O curso terá 16 disciplinas divididas em 4 áreas de ensino:

 

Teologia: Teologia Sistemática 1, Teologia Sistemática 2, Apologética e Cosmovisão Reformada.
História: História da Igreja 1, História da Igreja 2 e História do Pensamento Cristão.
Bíblia: Teologia Bíblica, Introdução ao Antigo Testamento, Introdução ao Novo Testamento e Hermenêutica.
Missões: Missões Urbanas, Cuidado Integral do Missionário, Aconselhamento, Prática de Redação e Teologia de Missões.

 

EMENTAS:
1- Teologia Sistemática 1: Estuda as doutrinas bíblicas numa perspectiva reformada, reafirmando as convicções da Confissão de Fé de Westminster – Deus, criação, revelação, pecado e salvação.

 

2 - Teologia Sistemática 2: Estuda as doutrinas bíblicas numa perspectiva reformada, reafirmando as convicções da Confissão de Fé de Westminster – Cristo, Espírito Santo, Igreja e consumação.
 

3 - Apologética: Introduz o aluno à teoria e prática da apologética reformada. Apresenta uma defesa coerente da fé cristã frente às heresias mais comuns na história da igreja.
 

4 - Cosmovisão Cristã Reformada: Estudas o conceito de cosmovisão, o calvinismo como uma cosmovisão cristã,  os 5 pontos do calvinismo e a influência no calvinismo no mundo moderno (educação, economia e governo).
 

5 - História da Igreja 1: Estuda o desenvolvimento da igreja do I sec. até a Reforma Protestante.
 

6 - História da Igreja 2: Estuda o desenvolvimento da igreja da Reforma Protestante até os dias atuais focando o protestantismo brasileiro e a história da IPB.
 

7 - História do Pensamento Cristão: Estuda o desenvolvimento do pensamento cristão na história e suas consequências para o comportamento atual da igreja.
 

8 - Teologia Bíblica: Apresenta um panorama teológico da história da salvação nas Sagradas Escrituras com ênfase no pacto de Deus com o homem, desde a criação até a consumação, numa perspectiva reformada.
 

9 - Introdução ao Antigo Testamento: Introduz o aluno ao estudo do cânon, texto e livros do Antigo Testamento. Apresenta um panorama geral focando questões como autoria, data, autenticidade, contexto, propósitos e características de cada livro.
 

10 - Introdução ao Novo Testamento: Introduz o aluno ao estudo do cânon, texto e livros do Novo Testamento. Apresenta um panorama geral focando questões como autoria, data, autenticidade, contexto, propósitos e características de cada livro.
 

11 - Hermenêutica: Estuda as diversas correntes de interpretação bíblica, pressuposições teológicas para a interpretação bíblica, princípios e métodos de interpretação bíblica, visão panorâmica das línguas originais e sua importância para a interpretação.
 

12 - Teologia de Missões: Estuda os fundamentos bíblicos e teológicos de missões à luz da teologia reformada. Apresenta um panorama da história das missões.
 

13 - Missões Urbanas: Estuda métodos de evangelismo e discipulado apresentando os pequenos grupos como método ideal de pastoreio e crescimento saudável da igreja no contexto urbano. Considera ainda as dificuldades da evangelização de grupos da cidade (moradores de rua, atletas e trabalhadores em escalas – comércio, saúde e outros).
 

14 - Cuidado Integral do Missionário: Estuda as dificuldades apresentadas no campo missionário e busca apresentar as ferramentas básicas para o cuidado integral do missionário no campo – da seleção de vocacionados ao regresso.
 

15 - Aconselhamento: Apresenta as bases bíblico-teológicas para compreensão do aconselhamento bíblico e sua aplicação na igreja.
 

16 - Prática de Redação: Estuda a interpretação e produção de textos. Concentra-se na produção de textos de diversos gêneros acadêmicos e eclesiásticos, suas estruturas e tipologias, incluindo redação oficial.