Estudos para PGM's

Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos

Série: Senhorio - baseado em texto de Floyd McClung

(McCLUNG, Floyd. Senhorio: discipulado básico. São Paulo: Cultura Cristã. 2003.)

Lição 04 – Confiando no Senhor

Texto base: II Ts 3.1-5

 

Certa vez, um malabarista fazia o seu show andando no cabo de aço com sua motocicleta. Depois de se exibir de forma tranquila e segura, a multidão o aplaudiu admirada com sua destreza. Aquele homem realmente era capaz de proezas. Ele gritou à multidão: “vocês acreditam que eu possa fazer isto outra vez?” Todos gritaram em resposta: “acreditamos!” “Confiam que eu possa fazê-lo com segurança”? Ele insistiu. Todos, novamente, responderam: “confiamos”! “Então”, ele convidou, “alguém gostaria de subir na minha garupa para fazermos esta façanha juntos?” Ninguém teve coragem suficiente para subir e atravessar aquele cabo numa garupa de uma motocicleta. Não basta acreditar ou confiar no Senhor apenas intelectualmente. A fé exige uma postura diante dos desafios da vida. Confiar no Senhor é tomar uma atitude de andar com Ele seja qual for as circunstâncias que nos cercam. Ainda que a vida não nos seja favorável, estaremos “semeando com lágrimas” na certeza de que voltaremos com alegria, trazendo os nossos feixes (Sl 126).

O texto de II Ts 3.1-5 traz algumas lições importantes acerca da confiança no Senhor.

1) Confiar no Senhor é depender (verso 1) – Paulo era um homem brilhante nas mãos de Deus. Sabia viver em toda e qualquer circunstância – sabia ser humilhado e ser exaltado, sabia ter fartura e sabia passar fome (Fl 4.12) – mesmo assim, pede aos irmãos que orassem por ele. Paulo sabia que sem Deus o seu trabalho não teria êxito. Em tudo que fazemos devemos depender de Deus. Não podemos fazer nada que não seja de acordo com sua vontade. Crie o hábito de buscar a vontade de Deus em todas as decisões que você vai tomar.

2) Confiar no Senhor é esperar (verso 2-3) – Na caminhada sempre encontramos “homens perversos e maus” que se levantam contra a Palavra de Deus e a fé que temos. As pessoas vão resistir à nossa fé e criar várias dificuldades para a nossa vida. Isto é uma ação do inimigo que intenta nos desanimar e ofuscar a pregação da Palavra de Deus. Paulo afirma que o Senhor é fiel e nos guarda de todo o mal, nos confirmando na fé. Ou seja, o próprio Deus segura em nossas mãos enquanto caminhamos pelas aflições causadas pelo fato de crermos em Cristo. Não se desespere se a dor está intensa, guarde o seu coração do mal e espere em Deus.

3) Confiar no Senhor é perseverar (verso 5) – A principal característica daquele que confia no Senhor é perseverar na presença de Deus. Muitas pessoas desistem da fé, o próprio texto afirma que “a fé não é de todos” (verso 2). A fé é apenas dos verdadeiros crentes. E quem são estes? Aqueles a quem Deus conduz ao seu imenso amor e à constância de Cristo. O amor de Deus está no coração dos verdadeiros crentes. Deus nos faz compreender e vivenciar este amor em Deus perspectivas: a) na perspectiva do amor que Deus tem por nós; b) na perspectiva do amor que devemos ter por Deus e c) na perspectiva do amor que devemos demonstrar pelos outros.

Quando confiamos em Deus estamos prontos para montar na garupa de sua motocicleta e caminhar pelas aflições sabendo que Ele venceu o mundo e nos conduzirá para a vitória.