Estudos para PGM's

Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos

Série: Senhorio - baseado em texto de Floyd McClung

(McCLUNG, Floyd. Senhorio: discipulado básico. São Paulo: Cultura Cristã. 2003.)

Lição 03 – Sendo fiel

Texto base: Mt 25.31-46

 

Introdução

O texto de Mt 25.31-46 não faz referência ao chamado que cada crente recebe para exercer uma função específica como profissional de tempo integral na sociedade. O texto se refere ao chamado que todos recebemos para servir na igreja, em nossa vizinhança, no trabalho, etc. Não são os crentes o alvo do julgamento de Deus, mas a humanidade. Deus julgará as nações e fará isto julgando as pessoas individualmente. Todos nós estaremos diante do trono de Deus. No mundo tem todo tipo de pessoas, aquelas que se envolvem com Cristo e aquelas que andam sobre a terra como se Deus não existisse. Apesar de estarmos juntos, Deus conhece o coração de cada um. Haverá um dia que o Senhor mesmo separará um grupo do outro. Como será esta separação? O texto afirma que esta separa se dará a partir critérios bem definidos.

1) Os grupos serão separados pelo resultado de seu trabalho – (versos 36 e 42) Deus se importa com o que fazemos na face da terra. Muitas vezes temos a impressão que Deus não está olhando para nós. Mas Ele se importa e vê o que fazemos com as pessoas. Ele vê como tratamos uns aos outros e se agrada de quem trata bem os seus semelhantes, não importa quem sejam estes semelhantes. Deus busca pessoas justas.

2) Deus ama a quem ama – Deus não busca apenas quem trata bem ou outros, mas vai além. O bom tratamento deve ser consequência de um amor “comprometido” pelas pessoas. Quando os grupos foram confrontados com suas práticas, o Senhor deixou claro o que Ele estava dizendo: “um destes meus pequeninos irmãos”. Fazer algo por ou contra alguém, é fazer ao Senhor. O plano de Deus é que o homem seja gentil e cortês com seu próximo.

3) As pequenas tarefas são relevantes para Deus – Quando pensamos em servir a Deus logo imaginamos em fazer grandes obras na presença do Senhor: ir para o campo missionário, assumir um trabalho de extrema dificuldade ou outra coisa tão difícil quanto. Mas, o Senhor nos conhece pelas pequenas ações. “Se negligenciamos nosso serviço a Deus nas pequenas coisas, não estamos prontos para servi-lo nas grandes tarefas”[1].

Conclusão

Este texto nos revela como Deus deseja que sejamos. Deus procura pessoas fieis para estarem em sua presença. Com o pecado “não há quem busque a Deus” (Rm 3.10), pois “todos pecaram e separados estão da glória de Deus” (Rm 3.23). Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas almas, finalmente somos libertos do pecado e podemos obedecer a Deus. O problema é que muitos crentes, mesmo tendo experimentado a libertação em Cristo Jesus, continuam a viver na vida do pecado. Deus te chama agora mesmo para uma vida séria e de amor ao próximo.

Onde Estamos

 

Quarta Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte

Rua Itajobi, 106, Pompéia | CEP: 30.280-320 | Belo Horizonte, Minas Gerais

Tel: (31) 3485-3866

info@quarta.org.br

​© 2014 Todos os direitos reservados

 

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon