Estudos para PGM's

Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos

Série: Senhorio - baseado em texto de Floyd McClung

(McCLUNG, Floyd. Senhorio: discipulado básico. São Paulo: Cultura Cristã. 2003.)

Lição 02 – A estrutura da obediência

Texto base: Gl 5.16-26

 

Introdução:

Após entregarmos nossas vidas a Deus, a primeira pergunta que frequentemente nos ocorre é: “O que ele deseja que eu faça com minha vida?”

Muitos cristãos centralizam essa pergunta em questões como carreira e casamento. Mas, Deus tem uma perspectiva muito mais ampla. E não é difícil descobrir o que ele tem em mente.

As Escrituras revelam certos princípios e verdades que apresentam a vontade de Deus para nós, quaisquer que sejam as circunstâncias ou situações pessoais de nossas vidas. Antes de poder usar-nos ou de nos encarregar de tarefas especiais, Deus necessita saber se somos confiáveis a respeito daquilo que ele já nos deu. Para saber a vontade de Deus no futuro, precisamos primeiro obedece ao que já conhecemos no presente!

 

Reflexão:

Antes de olhar o que a Bíblia fala acerca disto gostaria de convidá-lo a pensar o que isto significa em sua vida pessoal:

 

1) Por que você está interessado em conhecer a vontade de Deus?

 

2) Você concorda com a afirmação: “Para saber qual é a vontade de Deus no futuro precisamos primeiro obedecer ao que já conhecemos no presente?” Por quê?

 

Estudo:

Leia Gálatas 5.16-26

 

1 - A passagem apresenta um contraste entre duas qualidades de vida. Como você caracterizaria cada uma delas?

Ao longo de nossa vida precisamos escolher entre duas direções: uma é o caminho das paixões humanas, a outra é fazer a vontade de Deus. Numa ponta da balança, seguimos o nosso caminho e aproveitamos o que consideramos ser “os prazeres da vida”. Na outra ponta, submetemo-nos à vontade de Deus e vivemos de modo a agradá-lo. É da vontade de Deus que sigamos o seu Espírito e não os nossos desejos egoístas.

 

2 – Como poderíamos ser auxiliados a nos guardar do mal (vs.16,17)?

Em Romanos 8.5-6, Paulo elabora o que significa viver pelo Espirito de Deus: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da came dá para a morte, mas o do Espirito, para vida e paz”. Em algumas traduções da Bíblia, essa expressão carne é usada em Gálatas 5.16, 17, 19, 24; e em Romanos 8.5. Nesses casos, a palavra não se refere aos nossos corpos físicos, mas à natureza humana pecaminosa que luta contra o Espirito Santo e a qual esse mesmo Espirito procura conquistar.

 

3 – Considerando a lista de pecados apresentada nos versículos 19 a 21, quais deles, em sua opinião, são prevalecentes em nossa sociedade?

Quais são prevalecentes em sua própria vida?

4 – Essa é uma lista feia e desagradável. Por que uma pessoa se sentiria atraída por tais comportamentos?

À medida que você repassa a lista, observe quais itens se encaixam na categoria de prazeres egoístas e quais seriam classificados como poder pessoal.

5 – As qualidades mencionadas nos versículos 22 e 23 são chamadas de “o fruto do Espírito”. Como essas qualidades refletem a presença do Senhor Jesus na vida de uma pessoa?

Durante sua vida na terra Jesus demonstrou de modo absoluto todos esses traços de caráter. Pelo seu Espirito, ele vive dentro dos crentes, como prometeu em João 14.15-20.

 

6 – Em que ocasião você percebeu a presença de um ou mais aspectos do fruto do Espírito em sua vida, como resultado de sua obediência ao Senhor?

 

Conclusão:

O que fazer a partir deste momento em que aprendemos que Deus deseja que vivamos no Espírito e longe das obras da carne? Pelo menos três coisas:

 

1º) Faça uma declaração de compromisso diante de Deus: Eu gostaria de obedecer ao Senhor..... (com mais integridade, mas alegremente, com mais consciência, com mais coragem, etc).

2º) Escolha um aspecto do fruto do Espírito que há muito tempo você gostaria de ver crescer e planeje orar nesse sentido, específica e regularmente, e decida obedecer ao Senhor nessa área.

 

3º) Confie no Senhor na hora de decidir obedecer, por mais difícil que seja.

Onde Estamos

 

Quarta Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte

Rua Itajobi, 106, Pompéia | CEP: 30.280-320 | Belo Horizonte, Minas Gerais

Tel: (31) 3485-3866

info@quarta.org.br

​© 2014 Todos os direitos reservados

 

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon