Estudos para PGM's
Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos
Série: Senhorio - baseado em texto de Floyd McClung
(McCLUNG, Floyd. Senhorio: discipulado básico. São Paulo: Cultura Cristã. 2003.)
Lição 01 – O Senhor de tudo
Texto base: I Jo 1
Jesus deve ser o Senhor de toda a vida do crente, de outra forma ele não será senhor de nada. Nossa vida inteira deve ser sua. Isto não significa que precisamos ser perfeitos para aceitar a Jesus Cristo como Salvador de nossas vidas. Também não significa que será preciso vivermos o resto de nossas vidas sem pecar ou que não precisaremos lutar para entregar algumas coisas ao Senhor.
A maioria de nós, por exemplo, está emocionalmente ligada a fatores como comida, amigos, emprego e carreira ou estilo de vida. Tais coisas infundem em nós um sentimento de segurança, identidade e sentido de vida. Mas, à medida que o Espírito Santo vagarosamente penetra em nossos corações, descobrimos que nossa identidade e segurança devem estar no Senhor.
Você poderia responder dizendo: “Ótimo, vou indo muito bem. Entreguei a maior parte da minha vida ao Senhor, estou retendo apenas um ou dois aspectos”. Mas isso não é suficiente. Jesus não quer 52%, nem mesmo 98% do controle sobre nossas vidas. Ele deseja estar inteiramente no controle.
Você tem realmente deixado Jesus orientar as decisões que você toma? Pense um pouco:
-
Nas recentes decisões que você precisou tomar, para quais delas você realmente pediu a orientação de Deus?
-
Quais os aspectos de sua vida você mais tem dificuldades em entregar o controle a Deus?
-
Família
-
Lazer
-
Aspecto espiritual
-
Aspecto social
-
Trabalho
-
Outro____
-
-
Qual é a razão dessa relutância?
-
O Senhor pode pedir que eu faça mais do que desejo fazer.
-
Gosto do nível de conforto que gozo hoje.
-
Tenho ambições e planos que desejo alcançar.
-
Outro___________________________________
-
Estudando o texto: I João 1
1) O apóstolo João está recordando sua experiência anterior com Cristo.
A que ele está se referindo nos primeiros três versículos? “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam... o Verbo da vida” (v.1) o texto evidentemente refere-se ao Senhor Jesus Cristo como homem, encarnado, como João o conheceu.
2) Por que João está ansioso para proclamar essa “vida” aos seus leitores (vs. 3,4)?
3) Que contrastes são apresentados nos versículos 5-10?
Observe o contraste entre luz e trevas – encontrando luz em Deus que não tem nenhuma escuridão, andando na luz ao invés de andar em trevas, verdade e falsidade, reivindicando a ausência de pecado e confessando pecados.
Em sua opinião, por que João chamou atenção para tais contrastes?
4) O que Jesus pode fazer por nós?
A grande motivação para vitória na vida cristã é a certeza de que Jesus habita em nós e sua graça é maior que qualquer tentação que possamos enfrentar. Ele está mais empenhado em nossa vitória sobre o pecado do que nós mesmos!
5) De que maneira a recusa em confessar um pecado afeta o senhorio de Cristo sobre a vida do crente?
Alguns cristãos confessos desejam todas as bênçãos inerentes aos cristãos – como perdão, cura, esperança e vida eterna – mas não querem pagar o preço de morrer para sua vida própria e deixar que Cristo os dirija. Jesus não deseja quebrar nossa vontade, mas ele se oporá a ela. Devemos colocar a vontade de Cristo acima da nossa. Nesse processo, morreremos para nós mesmos no sentido de que não insistiremos em viver primeiramente para satisfazer nossos desejos, mas colocaremos o caráter de jesus e a sua vontade acima da nossa.
6) Quando você saiu das trevas para a luz de Deus e encontrou perdão?
Pense, não apenas na ocasião em que você pela primeira vez confiou em Cristo como seu salvador, mas também nas outras ocasiões quando você confessou um pecado e sentiu o seu perdão.
Conclusão:
O relacionamento que temos com o Senhor deve ser dinâmico e crescente. Seu senhorio deve crescer e expandir-se sobre cada novo estágio de nossas vidas.
-
Em que circunstâncias você ainda escolhe “andar nas trevas” – isto é, conservar algo fora do controle de Cristo?
-
Que mudanças você está disposto a fazer no sentido de colocar-se inteiramente sob a luz de Cristo?
Reconheça que Jesus é Senhor e agradeça a ele por ser seu Salvador. Submeta a ele aqueles aspectos de sua vida sobre os quais você tem preferido manter o controle.